Portal do Turismo

Encontre aqui o que te espera em sua próxima viagem

Bento Gonçalves / RS

Bento Gonçalves / RS

Na capital nacional do vinho, conhecer as vinícolas que se espalham pela cidade e seus arredores é programa obrigatório. A cidade recebe, em média, 800 mil visitantes por ano.

Se a Serra Gaúcha é a maior região vinífera do país, o Vale dos Vinhedos é o seu principal forte, e 60% dele fica em Bento Gonçalves. Na cidade marcada por vales e escarpas serpeadas por arroios, mais de 600 m acima do nível do mar, encontram-se dezenas de vinícolas, das maiores do país.

Depois de experimentar os tintos, os brancos e os espumantes, não deixe de conhecer o roteiro Caminhos de Pedra, uma vila salpicada de construções em madeira e pedra que abrigam casas de massas, de teares, de erva-mate e capelas.

Em muitas casas, há visitas guiadas por enólogos que começam nos parreirais e terminam com degustações, passando por criptas e corredores tomados por tonéis de carvalho. 

A cidade recebe, em média, 800 mil visitantes por ano. São 31 estabelecimentos, entre hotéis e pousadas, com ocupação de leitos que vem crescendo anualmente. O turismo em Bento Gonçalves está intimamente ligado à produção do vinho e à origem cultural. Os principais caminhos para passeio no município são o Vale dos Vinhedos, os Caminhos de Pedra, o Vale do Rio das Antas e o passeio de Maria Fumaça, que vai de Bento à Carlos Barbosa.

 

Cultura

A origem cultural trazida pelos imigrantes Italianos é atração em Bento Gonçalves. Se você deseja vivenciar a saga dos imigrantes italianos, que aportaram na Serra Gaúcha em 1875, inclua no seu roteiro uma visita ao Parque Temático Epopeia Italiana.

 

Culinária

Muitas pessoas gostam de se dedicar ao chamado “turismo gastronômico”, e por isso Bento Gonçalves recebe muitos visitantes interessados na farta gastronomia herdada dos imigrantes italianos. Refeições fartas, com sequências de pratos de carnes e massas, são frequentes por aqui. 

 

Clima

O clima da cidade é o subtropical de altitude, sendo os meses mais frios junho e julho, com temperaturas médias mínimas de 8ºC e médias máximas de 17ºC. Os meses mais quentes são janeiro e fevereiro, com temperaturas médias mínimas de 17ºC e médias máximas de 26ºC.

 

Relevo

A cidade possui um relevo bastante acidentado, caracterizado por escarpas e vales e uma rica rede hidrográfica, sendo cortada por vários arroios. O principal rio é o Rio das Antas.   

 

Geografia

A população estimada de Bento Gonçalves em 2015 chegou a 113.287 habitantes segundo o IBGE. Bento Gonçalves localiza-se na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, a 124 quilômetros da capital Porto Alegre, a uma altitude de 618m do nível do mar.

 

 

Fique:

Nos melhores hotéis de Bento Gonçalves / RS.

Visite:

As melhores atrações de Bento Gonçalves / RS.

Compre seu Passeio!

Compre seu Passeio!

No Portal do Turismo você encontra os melhores passeios e atrações da cidade...

Eventos:

Os mais variados encontros de Bento Gonçalves / RS.

Veja Também:

Cidades Relacionadas

Olá, deixe seu comentário para Bento Gonçalves / RS

Enviando Comentário Fechar :/